Publicado por: Diéfersom | 26/11/2009

[Review] Key/Visual Arts

*escrevendo ao som de Avantasia, álbum Scarecrow*

Quando o assunto é anime/mangá/filmes, qual seu gênero favorito?

Se for drama/romance é quase impossível que não conheça pelo menos  algo da produtora  Key/Visual Arts.

Logo da Key

Não se trata de um estúdio mas sim de uma empresa que fabrica jogos de simulação de namoro. Sabe, aqueles jogos em que você vai decidindo o que fazer, e o que responder, para as pessoas e situações que aparecem em seu caminho. Como quase todo mundo, eu não conheço à fundo estes jogos. Porém, tomei conhecimento deles quando percebi que alguns dos animes de drama/romance que eu mais gostava eram versões animadas dos jogos produzidos pela Key/Visual Arts.

Menu do game de Clannad

Nada mais, nada menos do que Air Tv, Kanon, Kanon 2006, Clannad e Clannad After Story. Já comentei sobre Clannad e After Soty em um post anterior (ver review aqui). Para quem jogou os games e assistiu os animes a experiência dos games é mais complexa e profunda. Assim como acontece com as adaptações para cinema que, sabemos, passam por cortes e reduções o caso dos animes é a mesma. Porquê digo isso? Apenas pelas animações baseadas nestes games, mesmo com cortes e partes resumidas, são extremamente complexos, profundos e bem trabalhados.

Capa do game de Clannad

Sobre os animes. Todas as obras da Key adaptadas para a animação, até o momento, são no estilo harém. Ou seja, um cara e muitas garotas. A maioria delas, obviamente, com uma queda pelo garoto. Mas não para por aí. As histórias contém sempre um fundo místico. Muitos elementos da história são difíceis de se achar explicação nos primeiros episódios exatamente por essa ligação místico-espiritual que normalmente é revelada sutilmente, aos poucos, no decorrer da obra. Incrivelmente este elemento sobrenatural serve para agregar infinitamente a história.

Imagem de Clannad After Story

Pode parecer estranho que Air, Kanon e Clannad consigam ser, os três, bons sem serem iguais. Mas é exatamente isso que acontece. Cada obra, mesmo com um ‘miolo’ parecido toma rumos diferentes dentro de seu próprio mundo. Sem se tornar repetitivo. Sem se tornar chato. Sem ser previsível. É inacreditável, mas simplesmente é.

Logo de Air Tv

Belíssima arte do game de Air

Obviamente, se você não gosta de drama vai ter uma opinião totalmente diferente. Mas para quem gosta, minimamente, do gênero vai conseguir aproveitar e se encantar com cada uma das sutilezas e com as pérolas presentes em cada história.

Imagem do game de Kanon
Outra belíssima arte, desta vez de Kanon

Troféu imaginário para a Key/Visual Arts. Eles conseguem ser uma referência, (exagero?), quando o tema é drama/romance. Quem gosta do estilo, e ainda não conhece as séries Air, Kanon e Clannad, pode, com toda certeza, ir atrás delas pois não vai se arrepender.

Espero que essa produtora continue nos agraciando com cada vez mais histórias cativantes e roteiros originais.

Pelo menos, até onde sei, há um bom trabalho sendo realizado, ou que foi lançado recentemente: Rewrite. Título altamente sugestivo… estou esperando que animem este jogo. E aposto todas as minhas fichas que, se for animado, será no mesmo nível das outras obras!

Rewrite, o novo jogo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: