Publicado por: Diéfersom | 03/12/2009

[Review] Claymore

Sentimento. Luta entre indivíduos poderosos. Morte de alguém importante. Vingança. Clichê? Batido? Já vi isso antes? Sim e não.

Claire

Claymore utiliza como esqueleto estes elementos já clássicos, para uns, ou clichê, para outros. Porém, ao contrário do que se pode imaginar ao ler uma simples sinopse, essa história/esqueleto foi preenchida de forma tão acertada por um roteiro bom e coeso, personagens fortes e singulares e de uma trama tão envolvente que é difícil imaginar que é uma história de “pura e simples” vingança. Aliás, a série vêm mostrar que vingança só se tornou batido porque foi mal aproveitada nessas várias décadas.

Capa do mangá

Em Claymore temos basicamente o acompanhamento da vida de uma personagem chamada Claire a partir do momento em que sua vida, já estranha, se complica.

O mundo da série é habitado por Youma, que seriam os tradicionais monstros comedores de tripa com habilidades sobre-humanas, e sem muita consciência para além do instinto. Para combater esses estripadores feiosos A Organização cria seres chamados Claymore. Nada mais do que humanos que foram sincronizados com a carne e sangue de Youma, conseguindo assim obter as habilidades do mesmo sem perder a consciência humana. Essas Claymore, mulheres por terem se adaptado melhor ao processo, possuem forma humana, mas quando acessam um pouco mais do poder Youma, ou seja o youki, mudanças começam a ocorrer em seus corpos. Os olhos mudam de cor, músculos aparecem, garras, veias, presas e tudo mais que se tem direito.

Claire é uma das 47 Claymore existentes. Cada uma possui um determinado número representando sua região e sua força perante as outras. Sendo a um a mais poderosa. Nossa loiríssima protagonista é nada menos que a última em poder, ou seja a de número 47.

No decorrer da história, como esperado, aparecem várias outras guerreiras Claymore, sendo este um dos pontos altos do anime: a quantidade de boas personagens. Cada uma plenamente diferente da outra apesar de todas terem uma pele pálida, cabelo claro, e olhos prateados. Impossível não gostar de alguma delas que aparecem.

Além de boas personagens temos também ótimas batalhas ao melhor estilo ‘estratégia’. Ou seja, em Claymore um personagem mais fraco pode derrotar um mais forte caso utilize uma boa estratégia. Isso torna as batalhas imprevisíveis e com uma emoção coerente.

A animação e design dos personagens estão acima da média. Sou muito chato com esse quesito no momento em que estou assistindo, e devo admitir que fazia muito tempo que não me estressei com a redução da qualidade de animação/traço no decorrer dos episódios. Do primeiro até vigésimo sexto a diferença de traço e animação é pequena e não afeta a experiência obtida com o anime, mesmo para aqueles ‘assistintes’ mais chatos.

O roteiro rola de maneira clara, num ritmo muito bom, e com uma coerência na evolução da história e das personagens que será outro ponto alto na obra.

Não vou omitir aqui o óbvio… A animação de Claymore é baseada em no mangá que ainda está em produção no Japão. Ou seja, o final do anime representa o final de um dos grandes arcos do mangá. Não sei qual a diferença entre a história/roteiro de um ou do outro meio, mas pelo que observei em alguns sites o anime termina, mais ou menos, no volume 11 dos quadrinhos nipônicos.

Para quem gosta de ação, aventura, bons personagens e um clima de seriedade tem uma grande chance de ter bons momentos com a história de Claire. Vale à pena conferir. Por se tratar de um anime relativamente curto – 26 episódios – não existe enrolação. Eu sou muito chato com esse quesito, também, e em um ou dois momentos, no máximo, senti que a história se prolongou alguns minutos a mais do que o necessário. Outro mérito para a animação de Claymore.

Se conta alguma coisa, desde Hokuto no Ken, fazia tempo que não me animava com alguma série.

Abaixo algumas imagens da série:

Anúncios

Responses

  1. bom gostei dos seus comentarios, estou assistindo a serie (estou no 5 episodio) e tambem tenho a mesma opiniao em alguns pontos. Achei o anime muito interessante, e realmente me conquistou de cara, e olha que isso e dificil. Quando terminar de assistir venho dar uma opiniao completa, flw.

    • Vou esperar o coment depois que tiver assistido!

  2. Eu Ja Asisti Todos Os Episodios E Um Desenho Show!!E Muito Legal Mas Eu Formatei Meu Pc E Perdi Todos Os Capitulos ^^ : ….(


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: