Publicado por: Diéfersom | 09/12/2009

[Review] Kiki’s Delivery Service – Ghibli

A palavra Ghibli te diz alguma coisa?

E Hayao Miyazaki?

E a Viagem de Chihiro?

Para quem conhece pelo menos uma das três referências acima já vai ter algum pré-conceito (não no sentido negativo da palavra) sobre esta obra.

Kiki’s Delivery Service, ou numa tradução sem pretensões  Serviço de Entrega Kiki, é um filme de 1989. Citei a data para ir direto em uma das críticas: a parte técnica é absolutamente perfeita. A animação, o traço, a regularidade dentro do filme, o design das paisagens e lugares. Cada cena é um prato cheio. Os movimentos são fluidos e cuidadosamente feitos. Dá de dez à zero em muito anime da nossa atual década.

Certo, eu sei que não só de uma boa parte técnica um anime vive. Para quem não sabe Miyazaki, e o Estúdio Ghibli, costumam fazer filmes originalmente voltados para um público infantil. A história é simples: Bruxas e pessoas comuns vivem num mundo praticamente igual ao nosso. E há uma tradição para as  as pequenas bruxinhas ao completar treze anos: sair de casa e fazer morada em algum outro local a fim de aprender e colocar em prática o que vinham aprendendo em suas famílias. É nesse momento que o filme começa.

O forte da obra é a sutileza em tratar temas simples, e, em especial, as relações que a garotinha Kiki vai travando em sua nova fase de vida. Parece simples, e em parte é. Se você é uma criança de 12 anos vai entender muito bem o filme da sua maneira. Se você é um jovem, um adulto, ou um a pessoa mais vivida (=P) vai adorar a leveza, delicadeza e profundidade das situações mostradas. Não que o filme seja uma lição de vida, ou algo assim, mas é um filme gostoso de se assistir e que cativa pela simplicidade e ritmo criado. Impossível não gostar da jovem Kiki e do seu gatinho preto Jiji.

 

Para quem já conhece o Estúdio, não há necessidade de outras referências. Para quem não conhece fica a dica de um bom filme. Um que não precisa de lutas, grandes dramas, poderes gigantescos e vingança. Mas sim uma boa história sendo bem “contada”. para quem não se deparou com nenhum anime assim, é uma boa maneira de conhecer outros gêneros de história.

Ghibli recomendadíssimo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: