Publicado por: Diéfersom | 11/01/2010

[Review] Tsumiki no Ie

Há alguns meses assisti o curta de animação “Tsumiki no Ie”. Mas, apenas agora, resolvi escrever sobre. Quanto tempo é necessário para fazer uma bela obra? Alguns precisam de centenas de episódios. Outros de um par de horas. Em ‘Draw With Me’ foi necessário menos de três minutos.

Tsumiki no Ie é uma animação de 12 minutos. Bem curta para os padrões que estamos acostumados. Tanto em termos de filmes, que ficam em torno de uma hora e meia, como de um simples episódio de desenho, que fica na faixa dos trinta minutos contando os créditos iniciais e finais. 12 minutos que me deixaram sem palavras.

 

O protagonista

A ambientação é uma cidade que por algum motivo está debaixo d’água. Há alguns poucos lugares que ainda estão acima da superfície, e um deles é uma pequena casinha. O protagonista é um velhinho solitário, o único habitante daquele lugar. Ele não sai dessa pequena casa, e de tempos em tempo é obrigado a construir mais um andar em sua moradia já que a água tende à se elevar. Num dado momento seu grande parceiro, um cachimbo, cai na água, justamente na comporta que leva aos andares submersos de sua casa. Então ele mergulha em busca de seu precioso objeto e se depara com lembranças da passagem do tempo a que cada andar de sua casa inundada remete.

Uma animação simples mas precisa. Uma história igualmente simples mas que acerta o alvo. As cores, o movimento, os personagens. A própria casa é o subsídio material das suas lembranças. Um anime belíssimo tanto em visual, significado, metáforas. Para quem gosta de algo mais trabalhado, independente da duração, pode tranquilamente procurar esse curta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: