Publicado por: Diéfersom | 12/01/2010

[Review] School Rumble

[pegando ar e se concentrando…]

Uma parte da galerinha do mal de SR

Escrever esse review é um dos maiores desafios. Faz no mínimo quatro anos que olhei School Rumble, mas o problema não é o tempo e sim como fazer jus em poucas palavras à um anime que está em uma das posições mais altas do meu top? Quase impossível colocar num texto sem spoillers elementos que chamem atenção sobre uma série, mas chegou a hora.

School Rumble é uma comédia romântica escolar. Sua história é super simples: Um delinquente juvenil chamado Harima Kenji, que não dá a mínima para a droga da escola, é apaixonado por uma garota chamada Tenma Tsukamoto, totalmente lerda, desajeitada, desligada. Mas, pasmem, ela é apaixonada pelo cara mais estranho da sala de aula: Karasuma Ooji, um sujeito de poucas palavras, cabelinho de pinico, olhar longínquo, sempre olhando pela janela e não demonstra sentimentos.

Tranquilo, até aí School Rumble é normal. Na verdade, até clichê. Triângulo amoroso em comédia romântica é que nem porrada em anime de luta.

Eu sempre digo que é necessário um dos três elementos a seguir para que um anime/série/filme/livro seja bom: Personagens; roteiro/desenvolvimento; história. School Rumble atinge em cheio o quesito personagens e, isso pode ser mais subjetivo, ao meu ver também pega uma boa parte de desenvolvimento da série.

Tenma e Yakumo

Vamos lá, no início da primeira temporada acompanhamos basicamente Tenma, Harima e Karasuma. Mas logo começam a aparecer ‘coadjuvantes’ que se tornam indivíduos tão importantes na história que passam a ter um lugar de honra em vários episódios. São eles: Yakumo, a irmã da Tenma-chan; Hanai; Eri-chan; Mikoto; Akira em especial.

A quantidade de personagens bem como a completa diferença entre eles torna o anime, só por esse aspecto, divertido. Impossível não se identificar com, pelo menos, um deles.

O traço é simples comparado ao padrão atual e fica harmonioso com a série. De algum modo o traço representa bem a simplicidade visual e superficial. Aliás, School Rumble é um ANIME. Óbvio? Nem tanto. A premissa original das séries orientais eram a simplicidade do traço, emoção e um trabalho maior com a questão visual em termos de movimento e etc.  Harima e cia são um retorno á essa simplicidade estética, cômicidade, muito SD, e uma porrada de coisas clássicas. Quando eu vi os primeiros episódios da série o primeiro pensamento que eu tive foi: “cara, ISSO é um anime!”. Não que eu seja fundamentalista de dizer qualquer coisa de um anime como Hokuto no Ken e seu forte e detalhado. Mas fico feliz em ver autores e séries, em especial comédias, que resgatam essa simplicidade estética.

Tenma e seus dotes mentais

O humor de School Rumble é certeiro. Alguns non-sense nas situações em que os personagens se metem. Tem exageros sim, mas a progressão das situações e dos non-sense novamente fica dentro do limite que a própria série comporta, e do limite que ela mesmo se propôs desde o início. Portanto, nada que afete a diversão, pelo contrário.

Agora vêm a parte que pode desanimar alguns. A série é composta da primeira temporada com 26 episódios, uma dupla de Ovas, uma segunda temporada com mais 26 episódios, com o título School Rumble Ni Gakki. Mas, o anime não possui um final já que o mangá ainda estava em produção. E, a pior parte, não há previsão para a aguardada terceira temporada.

Eu acompanhei a segunda tempórada quando ela estava sendo produzida e ainda espero pelo San Gakki, ou terceira temporada. Mas mesmo assim, mesmo sem um ‘final’ para School Rumble habita certamente uma das cinco primeiras posições do meu top de animes. E obviamente está em primeiro quando o assunto é comédia.

Vale à pena conferir uma meia dúzia de episódios para sentir o clima que Harima, Tenma, Karasuma e os demais conseguem imprimir. Com certeza se você não gostar dos seis primeiros episódios pode tranquilamente deixar de ver o resto. Mas fica uma das minhas dicas supremas: Assista School Rumble!

Anúncios

Responses

  1. Pust faz quase 4 anos que eles falam que vai ter a 3 temporada mais até agora nada, se vcs tiverem alguma iniforção da 3 temporada por favor me avisem !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: