Publicado por: Diéfersom | 07/02/2011

Super Punch Out!

Alguns dias atrás me deu aquela vontade de jogar alguns clássicos, em especial aqueles que tive pouco contato na época em que eram populares. Um deles foi Super Punch Out! A minha única lembrança era de se tratar de um jogo extremamente difícil. Claro, a primeira vez que tive contato foi lá pelos doze anos, e jogando apenas por uma tarde. Mas o que marcou foi a dificuldade.

Parando e jogando com mais calma consegui perceber que se trata de um jogo muito complexo. Eu desconhecia vários comandos, o que tornava o jogo um bicho de sete cabeças. Incrivelmente consegui pegar esses aspectos básicos que eu não sabia deixando a introdução ‘correr’ e vendo uma luta de demonstração em que os aspectos da batalha são ensinados. Idiota, eu sei, mas nunca tinha parado para ver.

Moral da história: sempre deixe a introdução do game correr ao menos uma vez.

Punch Out! necessariamente vai exigir ‘estudo’ das habilidades do oponente. Ir no feeling e tentar sair soqueando aos sete ventos funciona apenas nos primeiros oponentes. Mas lá pelo terceiro ou quarto essa “tática” já começa a demonstrar problemas. É aí que a observação se mostra importante. Alguns oponentes possuem padrões que se não forem plenamente conhecidos os tornam praticamente invencíveis. Analisar o padrão dos golpes, a velocidade e o tempo de cada ataque especial é obrigatório para zerar/virar o jogo. Das quatro ligas disponíveis a primeira delas, o Minor Circuit, dá prá vencer sem muito conhecimento. Já o Major Circuit dá prá se virar em umas duas ou três lutas, mas vencê-lo sem ‘tática’ fica sofrível. Já o World Circuit passei fiasco antes de entender totalmente como funcionam as defesas, contra ataques, descansos e tudo mais. Ainda estou tentando o Special Circuit, que vai demandar muito mais estudo.

Nunca tinha me dado conta que este era um jogo tão interessante, inteligente e tático. É desafiante o suficiente, sem cair para o lado da chatice ou da dificuldade extrema.

Se você tiver alguma paciência, e esse game ainda for um desafio para você, como foi para mim por muito tempo, vale a pena perder um tempinho tentando jogar ele mais a sério.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: