Publicado por: Diéfersom | 30/05/2014

Revendo ‘O Espetacular Homem-Aranha’!

The-Amazing-Spider-Man1-1024x640

Dificilmente revejo filmes, a não ser que eu já tenha esqueci o básico da história. Mas devo admitir que rever alguns filmes faz com que tenhamos muitas novas impressões e que consigamos repensar algumas das velhas.

Depois de assistir o Espetacular Homem-Aranha 2 fiquei louco para rever o primeiro. E quando eu parei para pensar eu não lembrava de vários elementos. Revi!

2012AmazingSpiderman04PR030612

A construção do Peter Parker é bem interessante. Ao contrário do que li na crítica do Omelete, e que eles vem perpetuando, Garfield não é um escolhido. Ele é um cara normal. Um pouco deixado de lado, nada extremo. Nerd, mas um pouco cool para não ser a principal piada da escola. Mas, quando alguém menos afortunado do que ele sofre, ele te coragem para peitar o popular da escola. Apanha, claro. Não tem força, mas tem a moral. Depois, na Oscorp demonstra que não é um nerd atual, mas realmente um cara inteligente, acima da média de sua idade. Já demonstra gostar de fotos, o que faz um link mais legal com a sua futura profissão.

Gwen Stacy… um capítulo à parte. A garota vê o potencial do nerd “protetor”, elogia, valoriza, dá espaço. Da primeira vez não notei, mas nesta segunda digestão achei bem interessante esta construção. Claro, ela logo ter convidado o Pedrão para jantar na sua casa junto aos pais soou meio: “Mas já?!”. mas nada que afete o desenvolvimento.

A pressão em cima do Doutor Connors ficou bem parecida com aquela sofrida por Norman Osborn no filme de Sam Raimi. Prazos, abreviamento de testes e empregos em risco. Connors ainda luta para tentar manter o cronograma e a moral de não fazer mal à outros. Mas, quando a corda aperta ele cede. Ficou um pouco estranho ele manter parte da consciência durante a transformação, mas isso gerou uma boa trama de perigo para a cidade.

O heroísmo está no filme. Resgates e sopapos em bandidos sempre são pontos altos da construção do ser herói. E está ali.

Em algumas críticas vi que o pessoal elenca como ponto negativo a questão de Peter parar de perseguir o assassino com uma estrela no pulso esquerdo. Mas o fato dele manter o retrato falado do sujeito, e a “discussão” entre ele e o Capitão Stacy fazem com que esta mudança de objetivo soe mais como um amadurecimento/aprendizado do que um furo. Afinal, Stacy diz que a diferença entre o Aranha e a Polícia é que o primeiro provavelmente estava em uma cruzada em busca de vingança, ao invés de buscar a justiça. Então Peter cala. Revê. Muda. Salva por um objetivo maior.

Ele não me parece um escolhido simplesmente por seu gene ser compatível com o “soro da aranha”. Ele ganha seus poderes e passa a bater em valentões, e depois buscar vingança. E apenas depois entende a lição que seu pai e o tio Ben lhe dão, de que é moralmente certo ajudar quando você consegue o fazer.

Desta vez tudo me pareceu um filme fluido. É uma reconstrução que mexe com muita coisa que já tínhamos como elementos essenciais, ou já definitivos. Não vou defender as mudanças. Mas também não vou dizer que o filme é ruim, já que tem muitos pontos positivos! Eu ainda prefiria os filmes do Sam Raimi, mas este primeiro filme abriu bem a nova trilogia (?).

the_amazing_spider_man-1

Em tempo: Que bom que melhoraram o uniforme do Cabeça de Teia no segundo filme! neste primeiro está legal, mas combina mais com o Aranha algo menos ‘plástico’ e mais ‘tecido’. E o lançador de teia nunca fez falta… menos ainda quando Peter compra suas teias da Oscorp… Aliás, a ação deste filme é mais frenética, como o esperado de alguém com a agilidade do Aranha. Ele usa e abusa de suas teias durante os combates, show!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: